segunda-feira, 11 de maio de 2020

Dicas de organização financeira para quem não tem renda fixa:

Elabore dois orçamentos financeiros, um para o pessoal e outro para o profissional: No profissional será necessário fazer um fluxo de caixa, com os prazos de recebimento e de pagamento, para não correr o risco de ficar sem capital de giro;

Faça um planejamento financeiro: Como a renda geralmente muda de um mês para o outro, faça um faturamento médio de pelo menos 6 meses, o mesmo para as despesas, desta forma poderá projetar, qual será o valor da sobra para os próximos meses. Importante ficar um passo atrás com as despesas em relação a receita média. Para quem não gosta ou não tem habilidade com planilhas são os aplicativos de finanças.

Faça uma reserva de emergência e busque investimentos com maior rentabilidade: A reserva de emergência será para os meses que o faturamento ficar abaixo do esperado, ou aparecer algum gasto que não era previsto, como saúde, concerto de carro, casa etc. Depois de ter montando uma reserva de emergência que o ideal é que cubra pelo mesmo 6 meses sem trabalhar, pode começar a buscar rendimentos maiores, exemplos são fundos multimercados e ações, desta forma começara a conseguir um renda extra, e assim podendo escolher melhor os trabalhos que irá fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário