quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SER OU TER, QUE TAL O EQUILIBRIO

Bateu aquela ansiedade, quem nunca ouve aquela história eu sai para compra uma calça jeans e quando vi a promoção comprei 10 calças 5 camisetas, sapatos e aí quando percebe não precisava de nada daquilo. O melhor a fazer quando estiver muito ansioso é evitar shoppings, mercado e coisas do gênero.
Existe vários motivos que nos leva a comprar, é importante sabermos o porque estamos realizando a compra.
Motivos:
Necessidade é a situação em que precisamos do produto, por conforto, suprir algo como comida, roupa etc.
Status quando o bem além de suprir uma necessidade nos da sensação de importância, melhora a nossa qualidade de vida, exemplo tenho um carro e compro outro mais novo.  Não precisamos daquele bem podemos viver sem ele mas o valor está no que ele pode nos proporcionar;
 Por último compulsão, normalmente quando nos faltou atenção em alguma fase da vida, ou estamos nos sentido mal interiormente, aí que está o perigo a busca de suprir uma carência afetiva com produtos, este problema pode nos levar a ficarmos endividados, obesos etc...
A uma frase famosa sobre status que podemos cuidar para não entrar nesta armadilha, que fala assim. “Status é comprar o que não podemos com dinheiro que não temos para agradar quem não gostamos”.
No momento em que vivemos vale a pena refletir entre o ser e o ter qual lado você irá alimentar mais, podemos viver em equilíbrio entre estes dois mundos, para uma vida mais fácil e divertida.
O ter é buscar um trabalho e com os ganhos comprar coisas como carro, casa, roupa, joias etc. Porém se analisarmos a fundo está situação quando levada ao extremo pode nos consumir tempo e energia desnecessariamente, por exemplo, você tem uma casa e resolve comprar outra na praia ou tem um carro e compra mais um para viagens ou sua esposa. Junto com estes bens vem embutido, seguro, impostos, manutenção e depreciação, o que levará você trabalhar mais e se preocupar mais para renovar e manter estes produtos em bom estado.

No caso do ser a ideia é investir o tempo em coisas prazerosas que não o sobrecarregue, como viagens, espiritualidade, cursos, esportes, livros, tempo com a família, amigos, jantar, estes eventos não tem custo fixo, e nos torna pessoas melhores, menos apegadas a produtos e livre para praticar o amor ao próximo e a todos os outros seres vivos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário